sábado, 4 de setembro de 2010

Educação de Jovens e Adultos

“A tecnologia como fator fundamental de inclusão social para os educandos da EJA no ensino profissional”, é o tema de um artigo muito interessante que encontrei pesquisando na internet. O artigo ressalta a importância da tecnologia, principalmente a utilização do computador como ensino profissionalizante na Educação de Jovens e Adultos e traz reflexões a respeito da história da EJA. Durante a leitura, destaquei alguns fragmentos do texto a fim de trazer subsídios para discussão.
Ao serem indagados pelos motivos que os fizeram retornar a escola, grande número de alunos da EJA aponta como principal motivação às expectativas de conseguir um emprego melhor. Aliada a isso se encontra aqueles que querem adquirir conhecimento para se tornarem independentes”.
“Apesar de todas as dificuldades apresentadas pelo educando da EJA, estes estão expostos às tecnologias avançadas e já fazem uso delas, ainda que tímido”.
Atrelando a educação formal com a informática educacional, os gestores da Educação de Jovens e Adultos criariam ambientes adequados nas escolas, capacitando professores para aliar aprendizagem e informática (LIMA, 2000 p. 38). A sociedade pós-moderna necessita de cidadãos alfabetizados e com o mínimo de conhecimento em informática para ingresso no mundo capitalista. A escola e a sociedade precisam ter uma visão holística sobre as tecnologias a favor da educação (GADOTTI; ROMÃO, p.43, 2000)”.
“A inclusão social dos alunos da EJA na informática é um desafio para as escolas, mais isso não deve ser fator desmotivador para os docentes e sim o desafio de vincular os conhecimentos necessários da educação da EJA com o uso do computador”.

7 comentários:

  1. Oi Déa muito interessante essa informação da relação feita dos alunos da Eja que ainda encontra muita dificuldades na questão do ensino, com era digital que voçê define muito bem que é o computador onde em muitas redes publicas os alunos não tem acesso ao uso dos computadores. É isso ai colega muito bem sua colocação um assunto muito importante para nós futuros educadores refletimos!!!

    ResponderExcluir
  2. Prometi e estou aqui visitando seu blog Dédea! tá muito legal a sua proposta! Faz uma visitinha nos meus tb:
    http://portaldimoda.wordpress.com e http://cineducando.blogspot.com.

    ResponderExcluir
  3. Déa, seu blog ficou muito interessante pelo tema que você aborda sobre a EJA, e pela importância que tem a tecnologia na contribuição da educação destes alunos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Andréa,

    Entrei no seu blog sobre EJA. É como você colocou mesmo...faltou a proposta pedagógica. Que tal se você lançasse algumas questões para a discussão do texto?

    Beijos,

    Socorro

    ResponderExcluir
  5. Olá colega,
    Muito interessante os fragmentos da reportagem sobre os alunos da EJA.
    Por ser uma clientela diferenciada, os alunos da EJA, requer um cuidado especial, são alunos que abandonaram a escola por diversos fatores e, agora com a expectativa da volta ao mercado de trabalho retornam às escolas.
    Um dos grandes desafios enfrentados pelo educador em relação a este público, é fazer com que,permaneçam nas escolas e concluam seus estudos. Para isto, o educador precisa incentivá-los, motivá-los, com aulas mais atrativas.
    Uma forte aliada nesse processo com certeza, são as tecnologias de comunicação e informação.

    ResponderExcluir
  6. oi Dea, gostei muito do tema que vc aborda em seu blog. Espero passar por aki mais vezes para aprender muito mais sobre EJA e TIC's.
    bjoss

    ResponderExcluir
  7. Olá. Estou desenvolvendo um artigo que tem como temática a educação de adultos em tempos digitais. Depois de uma pesquisa de campo, estou analisando os dados obtidos na intenção de refletir sobre como os docentes da Eja trabalham com as TICs no desenvolvimento de suas disciplinas e qual a concepção dos jovens e adultos a respeito da inserção das tecnologias no ambiente escolar. É uma área ainda nova e que carece de estudos...

    ResponderExcluir